Missão:

Promover a coesão comunitária através do Diálogo e da Proximidade.

Acreditamos numa visão integrada do desenvolvimento humano e social sustentável, sendo a Pessoa e a sua inerente, inviolável e inalienável dignidade o centro de todas as motivações, decisões e ações.

Sobre:

MEERU | Abrir Caminho

A MEERU | Abrir Caminho está no terreno desde fevereiro de 2019. Desde então, juntamo-nos, discutimos e trabalhamos sem parar com a certeza da necessidade de respondermos às urgências do mundo. No entanto, o caminho que cada elemento da equipa tem feito começou muito mais cedo no nosso coração e no testemunho de cada um de nós.

Têm sido tempos de entrega, disponibilidade, serviço e urgência. Um caminho de cuidado, de planeamento, de sonhos e de aprendizagem.

Em cada um dos momentos de ação da MEERU | Abrir Caminho existe um foco central — as pessoas que encontramos: pessoas que nos ensinam, pessoas que nos fazem acreditar, pessoas que sonham, pessoas com ideias, pessoas disponíveis, pessoas inspiradoras, pessoas que se entregam aos outros.

O nosso caminho em alguns números

Gostamos mais de palavras do que números. No entanto, se considerarmos que por trás de cada número há infinitas palavras por contar, isto tem sido mais ou menos assim:

2019
Fundação da MEERU Abrir Caminho
+150
Pessoas Refugiadas e Migrantes incluídas e ativas nas suas comunidades locais
+100
Voluntários locais comprometidos e mobilizados para o diálogo intercultural.
5k
Jovens sensibilizados e ativos no acolhimento autónomo de novas pessoas, culturas e religiões.

Os nossos Objetivos

Caminhamos no sentido de uma Humanidade Comum, guiados por objetivos concretos:

Preparar o futuro

Sensibilizar, formar e mobilizar diferentes grupos sociais, para a construção de um futuro comum, mais global e Humano, reconhecendo as lições do passado e compreendendo a realidade do presente.

Promover o acolhimento

Fomentar a proximidade, o diálogo e a aceitação do outro enquanto dimensões humanas permanentes e indispensáveis ao desenvolvimento pessoal e à coexistência humana

Cultivar a diversidade

Promover – através do diálogo intercultural – a aceitação e respeito genuínos pela diversidade e dinâmica das tradições étnicas, culturais, religiosas e linguísticas, reconhecendo simultaneamente a nossa humanidade comum, bem como o valor absoluto e inviolável da dignidade humana.

Ser testemunho

Desenvolver uma ação coerente com os valores defendidos, inspirando uma mudança de paradigma na comunidade, uma pessoa de cada vez.

Gerar transformação social

Criar mecanismos que incentivem e permitam a mudança, aliada ao desenvolvimento sustentável, para um mundo em paz socialmente mais justo e inclusivo na dimensão local, nacional e internacional.

Queres saber mais?

Entra em contato connosco para ficares a saber mais sobre os nossos objetivos.

Contacta-nos

Os nossos Valores

Orientados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, definimos como valores fundamentais:

Colaboração

Acreditamos no poder da criação de redes sólidas de pessoas e organizações que testemunham o diálogo como solução integrada enquanto resposta a problemas complexos.

Respeito

Acreditamos numa ação em relação cuidada, que tem por base o  reconhecimento da importância dos direitos e dignidade de cada pessoa e a valorização dos mesmos.

Aceitação

Acreditamos que a aceitação recíproca da singularidade e fragilidade de cada um, é o ponto de partida para, através de uma visão partilhada do mundo, construir comunidades coesas.

Proximidade

Acreditamos que o desenvolvimento de comunidades coesas tem por base relações próximas enquanto forma de estar, capaz de promover o encontro na diversidade.

Autenticidade

Acreditamos na autenticidade gerada pelas relações de proximidade e confiança, que levam à descoberta das potencialidades, forças e motivações internas de cada um e à necessidade de as colocar ao serviço da comunidade.

Testemunho

Acreditamos no poder transformador destes valores quando concretizados nas escolhas e gestos reais que fazem a vida de todos os dias.

A nossa Equipa

Os nomes e rostos da equipa MEERU.

Pedro Amaro Santos
Equipa de Coordenação

Diretor Executivo e Presidente da Direção

Safaa Ibrahim
Equipa Técnica

Mediadora Intercultural e tradutora ARB-PT-ARB

Nicolau Osório
Equipa Técnica

Voluntário Residente

Beatriz Silva
Equipa Técnica

Gestora de Voluntários do projeto MEERU Aproxima

Ana Ferreira
Equipa Técnica

Coordenadora das Equipas de Proximidade do projeto MEERU Aproxima

Isabel Martins da Silva
Equipa de Coordenação e Equipa Técnica

Diretora de Conteúdos e Formação e Coordenadora do projeto MEERU Aproxima

Isabel Tootill
Equipa de Coordenação e Equipa Técnica

Diretora de Processos e Comunicação e Coordenadora de projetos

Mariana Morais
Equipa de Coordenação

Diretora de Operações e Vice-Presidente da Direção

Henrique Maia
Equipa de Coordenação

Diretor Financeiro e Tesoureiro da Direção

Alexandra Teixeira
Equipa Técnica

Voluntária Residente

Rita Magalhães
Equipa Técnica

Voluntária Residente

Conhecer a nossa Comunidade

A MEERU é feita por muito mais pessoas.